segunda-feira, 4 de novembro de 2013

* O Regresso *

-Com uma ausência de 3 meses (pelo menos aqui no blogue), e com a última saída antes desta, a 6 de Julho, que não foi aqui registada devido a um acidente de viação no regresso,que me deixou 3 semanas de cama e mais 2 meses em recuperação.

- São coisas destas que nos fazem dar mais valor à vida, ao mesmo tempo que conseguimos perceber que entre a vida plena e a morte, não vão mais que algumas fracções de segundo.
Só damos valor às coisas quando não as temos, e muitas vezes coisas insignificantes como comer sozinho ou efectuar a higiene pessoal de forma autónoma. Foram maus momentos mas que felizmente já passaram.

- Se dava valor à pesca e aos meus amigos; então... tudo isso ficou mais intenso. Quero viver, quero estar com os meus amigos, com a minha família e quero pescar. Isto basta-me para ser feliz (que o trabalho não falte é claro).

- Para testar se a recuperação estava ou não quase a 100%, pensei numa saída no "Makaira". Nestas coisas (e noutras) o Ernesto está sempre disponível para ajudar quem precisa e disse; temos que escolher um dia com bom mar....Falei com o João Maria... e tudo se viabilizou (2013/11/02).

- Mal cheguei à Marina e saí do meu carro (o do João ainda está a reparar), senti aquele cheiro a Mar, ouvi a algazarra do pessoal da MT que estava para sair. Sorri. Que saudades que tinha deste cheiro e deste som.... Tinha acabado de pescar um momento de felicidade.

- Em rumo para Sul da marina, era acompanhado pelo som do "Makaira", o Mar tranquilo a bater no casco, a conversa com o Ernesto... o cheiro da brisa marítima... estava a sentir-me bem; bem mesmo. Sem dores na coluna, sem qualquer má disposição... vamos a isto.

- Sardinha a postos, barco fundeado com a precisão habitual, demos inicio à acção de pesca por volta das 9h00. Magnifico. Será que a minha coluna vai aguentar? Pensava. Era  a minha preocupação, não queria estragar um dia de pesca aos meus companheiros (embora já tivessem avisados que podia acontecer).

Com o inicio da acção de pesca, começou o "rouba rouba", com a captura de um ou outro carapau, uma ou outra "Choupa" e um "Polvo" a rondar o Kilo até às 11h30. Hora que o mar de Sines me quis presentear com um "parguinho" que se mostra.


- Após a foto ao peixe (5,900Kg)  foi o retorno à actividade. Continuava a sentir-me bem e estava feliz... continuava feliz.
Quinze minutos (mais coisa menos coisa), novo ataque, conhecido, mas bastante mais pequeno. Era mais um parguinho que não teve direito a foto (500 ou 600Gr).

16h30 a minha coluna começava a acusar algum cansaço, e por isso decidi começar a arrumar o "estojo".
Os companheiros por solidariedade, acompanharam na tarefa, e regressámos à marina.

- Estava feliz. Pelo dia.Pelo peixe e sobretudo pelo meu regresso à pesca (houve alturas em que pensei que isso nunca mais iria acontecer).

Aos companheiros de jornada o meu obrigado.

Até à próxima

TóZé

3 comentários:

Anónimo disse...

Viva Tozé,

Não sabia desse acidente. Já tinha estranhado a ausÊncia, mas podia ser outra coisa qualquer. Votos de um resto de recuperação plena e que não haja mais nada dessa. Viva a pesca e o tempo com a família e os amigos que é o que levamos de cá.
Um abraço
João Carlos Silva (barco O Ideal)

Ernesto Lima disse...

Viva Tózé!

Um dia excelente que marca uma nova fase que se iniciou como de facto mereces.

Os meus sinceros e públicos parabéns, pela captura e pela tenacidade.

Forte abraço

Ernesto

António Vinha disse...

Ao Ernesto e ao João Carlos os meus sinceros agradecimentos.