domingo, 11 de dezembro de 2011

* * * Dourada Escalada * * *

Desta vez não há história de captura de peixe, mas sim de transformação; a que vulgarmente chamamos receita.


Dourada Escalada (4 Pessoas)

Ingredientes:

1 Dourada (Até 2Kg)
Azeite (4 dl)
Alhos (4 ou 6 Dentes - Conforme o tamanho)
16 Batatas (Pequenas ou menos se forem maiores))
Feijão Verde (500Gr)
2 Cenouras
Oregãos

Confecção

Comece por arranjar a Dourada e escalar (como se mostra)

Acenda o Fogareiro onde vai grelhar a dourada e vá aquecendo a grelha



Coloque uma panela com água e sal (qb) ao lume.

Lave as batatas (São cozidas com casca) e dê um ligeiro golpe com a faca no sentido longitudinal.
Arranje o feijão verde e as cenouras, colocando tudo na panela. Deixe cozer.

Pincel a dourada com óleo alimentar (por dentro e por fora), salpique com sal a gosto e coloque na

grelha com a pele virada para baixo. Quando achar que o peixe está passado desse lado, vire do outro


lado. Só até ficar ligeiramente loirinha.

Corte os alhos às rodelas e deixe-os fritar (só um pouco) no azeite.

Retire as peles às Batatas, regue-as com um pouco de azeite e salpique-as com os oregãos.

Coloque a Dourada numa travessa, (com a pele virada para baixo) e regue-a com o azeite.

Sirva com as batatas e os legumes cozidos.

Bom apetite

2 comentários:

Anónimo disse...

ToZé Bolicha

Já estou putra vez com fome , já tenho pouco peixe no congelador , ainda não comi o sarrajão , estou com receio do fazer pois penso que pode ficar seco , o Mestre diz que se faz , grelhado com molho á espanhola , tenho que experimentar , não sei será tão bom como a luta que me deu para o tirar do Mar , " Dá Luta " .

Já tenho suaddes dos nossos dias no Mar a pesca e entre amigos -Pescadores e Mentirosos.

Um abraço
e vai-te dar uma volta mais á dourad agora -deixate-me com vontade de acender o fogareiro.

Nuno Mira

Ernesto Lima disse...

Viva Tózé!

Boa!!!

Não basta saber pescá-las!

Prepará-las e comê-las (às Douradas e quejandos, claro) são saberes de pescadores e esta parece-me a preceito.

Bom Natal e Próspero Ano Novo, para ti, família e amigos.

Forte Abraço