terça-feira, 10 de maio de 2011

* * * Windguru com análise errada * * *

Sentia-se um ventinho à chegada à marina de Sines por volta da 7h30, com algumas nuvens mas temperatura amena. Olhei para os barcos atracados e... é pá... o pessoal da MT estava todo em terra, uns dentro dos barcos, outros fora, outros a carregar as coisas já para os carros... mas o que é que se passa? O Mar segundo o Windguru (Penso ser o site que todos consultam) estava com vaga a 1,9 o período da vaga a 10 Segundos e o vento entre os 20 e os 24Km hora. Não sendo um tempo fabuloso para a pesca embarcada... mas o pessoal todo em terra!? Um deles tem um barco de 18 metros e também estava recolhido... no desenrolar deste pensamento confuso, sem nada perceber, aparece o Mestre Edgar; um operador de MT que me cumprimenta e ao meus companheiros (Nuno Mira e João Maria) e começa a esclarecer.

O barco de 18 metros já tinha saído mas voltou. Portanto para ele voltar!! Vejam como está "aquilo" lá fora.
Seguindo-se a justificação de vagas cruzadas, ventos contrários, temporal durante a noite, etc.

- Bom!!!... Pensei, vai ser pescaria de conversa, anedotas...e mais o que for.
Cumprimentamos o Ernesto que entretanto chegou à porta do passadiço, e com aquele sorriso... "bom dia.. pessoal, isto não está famoso, os que saíram está tudo a voltar, mas nós vamos aguardar e ver o que dá.."

Demos então inicio à pesca da maneira de passar o tempo.
Para começar fomos à minha pastelaria favorita em Sines... sabem... aquela dos pastéis de nata !!! Isso mesmo, vá de café e pastel de nata, saboreados na calma do tempo que dispúnhamos e acompanhados por uns litros de conversa debitados pelo João Maria e pelo Nuno Mira umas autenticas máquinas nesta área.

- O Ernesto enquanto tomava o pequeno almoço começou a contar as jornadas de pesca de 5ª e 6ª feira não com a eloquência com que escreve mas deu perfeitamente para entreter os "meninos" por mais algum tempo. Sempre acompanhadas pelas picardias habituais do Nuno e do João, nomeadamente uma encomenda que fizemos quando da feira de pesca em Setúbal de uma cana cor de rosa para o menino Nuno (tudo a brincar é claro). Foi mais um fartote de rir.

É claro que o moço já tinha encomendado uma cana (Personalizada - vejam bem) e o Ernesto tinha-a na mala do carro.Porque se bem se recordam de entradas anteriores neste blog o rapaz vai com 3,5 canas partidas, de forma que o stock tem que ser reposto.

- Depois destes relatos e mais umas asneiras por ali pronunciadas por esta malta amiga, vá de irmos até ao mercado ver se havia cavala fresca (sim porque o Ernesto ainda não tinha perdido a esperança de irmos "ali perto") mas... não. Não havia cavala. Demos uma vista de olhos nos peixes que os profissionais tinham apanhado e vá de uma de turismo até Porto Covo "para ver o estado do mar". O pessoal tinha que se entreter de alguma forma e esta era uma das possíveis.

- Chegada a Porto Covo com aquela viagem lindíssima ao longo daquele pedaço de costa... ai.. que maravilha. Gosto deste turismo. Gosto de ver a Ilha do Pessegueiro, faz-me lembrar Rui Veloso. Gosto do cheiro deste Mar. Gosto destes amigos, gosto de viver esta vida e estes dias de pesca sejam eles com acção efectiva ou virtual.

- Passagem por uma Pastelaria em Porto Covo para o João e o Ernesto tomarem mais uma injecção de cafeína e encontrar um amigo do Ernesto para mais uma meia hora de conversa sobre.. o que é que havia de ser!.. pesca é claro.

- Voltámos então para a marina e para dentro do "Makaira", desta vez para desfrutar da cana do Nuno. Personalizada com a Alcunha (Jamon) e o apelido Mira. O Ernesto esteve a oferecer umas explicações sobre a cana, anzóis, fios, etc. Veio o lanche, e por volta das 15h00 o regresso a Évora, cheios de vontade de voltar, mas para pesca efectiva.

Será que a nossa sorte não vai mudar? O Nuno diz que quer a desforra, eu quero é pescar, nem que seja uma bota velha.. desde que dê luta (lol)

Boas pescas e até à próxima.

3 comentários:

Ernesto Lima disse...

Viva TóZé!

Pois é! A coisa não correu muito bem no que à pesca propriamente dita se refere.

Mas pode dizer-se que o Windguru até é capaz de não se ter enganado.

Não se contou foi com a agitação marítima que o vendaval da noite deixou, afectando as previsões para o dia de Sábado!

Mas como eu digo... nestes dias é bem melhor não arriscar.

Mas pronto... mal por mal, até que foi divertido! Ehehehehe

Abraço

António Vinha disse...

Olá Ernesto

- Foi divertido pois.
Quando me refiro a windguru com análise errada o erro pertence a pessoas como eu (e pelos vistos foram muitos) que não souberam ler a informação que foi apresentada.

A bem do Turismo obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

Great post! We are linking to this great article on our
site. Keep up the good writing.

Look at my site http://www.socialnetworkdevelopment.co.za/blogs/74252/134891/immediate-solutions-for-celebrit