quarta-feira, 16 de maio de 2012

* * Pesca aos Gorazes * *


- Após 2 saídas (Sines), uma com muito pouco peixe e a outra com absolutamente nenhum (bogas e cavalas, assim como peixe míudo que é devolvido ao Mar não contam), decidiu o grupo efectuar uma saída para "Mares mais fora" (12 milhas mais ou menos), com ideia de capturar algum peixe próprio daquelas paragens (gorazes; Peixe Espada; Cantaril, etc).

Se bem pensámos, melhor o fizemos.Vá de ver as condições climatéricas nos sites habituais e conjugar isso com a disponibilidade do Vitor (o nosso mestre desta vez) e assim, dia 12 de Maio achámos o que se procurava.

- Quem já foi aos Gorazes, sabe como é esta pesca.Começa com uma viagem de barco com uma duração de aproximadamente 1 hora (da marina até ao pesqueiro - dependendo do barco e da vontade de gastar combustível o tempo pode encurtar, mas não muito).


- Encontrar o pesqueiro é fácil (GPS com marcação do local), mas colocar o barco exactamente onde se pretende!!!... fundos a rondar os 280 metros...ligeira brisa...a alterar constantemente de direcção... bem... no nosso caso (na minha opinião) as condições não podiam ser melhores (nem sequer havia aguagem)... mas 280 metros, são 280 metros, o ferro leva um disparate de tempo a chegar ao fundo,... depois "agarrar"...bem .. lá poisámos.

- Demos então inicio à montagem das canas (2) (a estas profundidades, quanto mais canas a pescar pior... mais enleios). Tivemos também o cuidado de colocar uma com uma chumbada de 1,200Kg e a outra com 900 Gr (apx). Isto permite que a velocidade de descida seja diferente, tentando evitar ao máximo os famigerados enleios. Embora durante toda a acção de pesca se tenha tentado controlar as descidas e as subidas (não descerem nem subirem ao mesmo tempo).

Com base nesta teoria, iniciou-se a pesca. Inicialmente 3 a cortarem isco (cavala salgada)  e depois passou a ser só um; o Nuno Mira. "O rapaz tem cegueira com a coisa... talvez se faça!!!... Quem sabe?.

O tempo de descida a rondar os 9 minutos e o de subida sujeito à velocidade solicitada ao carreto (se carregado com peixe, nunca menos de 12 minutos).

- É uma pesca que como já perceberam, nada tem a ver com a dos Pargos / Douradas. Aqui há tempo para comer, para dormir, para cavaquear, contar anedotas (muitas), com muita parvoíce pelo meio, mas a 12 milhas da costa quem é que nos ouve?.

- O Peixe lá começou a entrar,.... espaçadamente..... dois.... três...carapaus de bom tamanho (grandes - alguns a rondar o Kg)... uns gorazes pequenos.

- Por volta da 10h15 a actividade parou. Então!!!... deixaram de comer?Não. O barco saiu do sitio. Por isso por voltas das 11 Horas, mais coisa menos coisa.... vá de corrigir a posição.

Olhando para o GPS, consegue-se perceber a distancia a que já estávamos do sitio inicial. Correcção feita e novo inicio. Mais uns peixes na mesma cadencia acima descrita. Por volta do meio dia, nova pausa, o que provocou a consulta imediata ao GPS para verificar  a posição. O "Neves Mar" continuava no mesmo sitio. O Vento soprava agora de NNW fraco, mas com intensidade certa.O Mar começava a mexer... pouco. Esta espera convidava a qualquer coisa para aconchegar o estômago. Bem pensado! Melhor feito (Soube bem a sandocha e o sumo).

Uma da tarde...éh pá.... uma moleza.... duas canas.... 5 pessoas.. uma cama tão boa ali mesmo na proa (a noite tinha sido pouco dormida)... até nem sou nada de sestas, porque gosto de gozar o dia de pesca em pleno e penso que dormir, é uma perda de tempo...mas não tenho nada para fazer.... não me deixam inventar nada.... olha "Ok pessoal vou só até ali à proa descansar um pouco" Oh... foi até às 14h20. Aquele balanço... maravilha. Acordei bem disposto. O Pessoal também estava a animar, porque o peixe estava a ficar novamente activo..

- Sentei me ao pé do mestre Vítor a observar a sua acção de pesca, ao mesmo tempo que saboreava uma cerveja (estupidamente gelada). Por volta das 16h00 a cana do mestre Vítor, verga toda. Era peixe grande. Só podia. Vá de carregar no botão do carreto e dar inicio à subida. Gemia. Foi o som ouvido durante uns 60 metros (O carreto tem um pequeno ecran onde apresenta esta informação e outras), e depois Piiiiiiim...foi.
Tínhamos acabado de perder 200 metros de multi filamento podre ou que por algum motivo ficou fragilizado; uma chumbada de 1,2Kg; destorcedores;  anzóis.... tudo foi enfeitar o Reino de Neptuno.Seria peixe ou peixes??? O que seria? Nunca vamos saber.

Ficou assim demonstrado que devemos ir à pesca com material adequado à pesca que se vai fazer e devidamente revisionado. Qualquer dúvida no seu estado.... o melhor é trocar. Talvez assim se possa evitar estes dissabores.

- Seguidamente vá de bobinar mais 200 metros de multi filamento e montar a cana toda.

Os peixes devem de ter ficado contentes com a nova decoração do reino, porque após a total descida, era contar até 10...e .... já está. Inicia nova subida.

- Mantivemos esta actividade até perto das 18h00, hora em que demos por encerrada as hostilidades e inicio ao regresso.

Ficam as fotos do resumo da jornada. A qualidade não é a melhor, porque o Nuno (que costuma ser o fotografo de serviço) tem a máquina avariada. Desta forma, só restou o telemóvel para efectuar a captura da recordação.


- A conversa já vai longa, e penso que está na altura de terminar o relato da faina.


Até à próxima e boas pescas.

Toze