terça-feira, 14 de setembro de 2010

* * * Pesca com Ernesto Lima * * *

- Dia 11 de Setembro tivemos a oportunidade (Eu e o Nuno Mira) de efectuar uma jornada de pesca com o professor (Reformado desde o dia 1 de Setembro) Ernesto Lima.

Todos nós pescadores (ou quase todos) conhecemos, pelo menos de nome o professor. Era o meu caso, que o conhecia do blog (aminhapesca.blogspot.com), mas não pessoalmente. Foi  realmente uma jornada incrivel. Começámos por nos encontrar na marina de Sines às 7h15. Recebeu-nos à porta do passadiço e em resposta à minha saudação matinal "Bom dia Snr. Professor", respondeu em voz baixa "Ernesto,  Ernesto por favor". É um companheiro incrível, explica, executa para os "alunos" verem, enfim... dia nenhum da minha vida de pescador aprendi tanto como com o Ernesto. Começámos por ir buscar o isco, tomar um calmo café, sempre conversando, nomeadamente sobre o blog que tinha bloqueado recentemente. Mas disse logo que tinha sido um mau momento e que à noite o iria novamente desbloquear.

Foi uma pesca sem stress e a jornada em si, começou pela montagem das pescas nas nossas canas. Após o Ernesto ter montado a minha cana, olhei para o meu estojo e pensei "Para que quero eu isto?".

- O resto do dia foi uma lição constante, os "sinais" que os peixes nos dão e nós não sabemos interpretar, a iscada que não é bem feita, enfim, como vocês devem calcular, quem tem capturas (como mostra no blog) com o tamanho que tem (especialmente Pargos) não é por acaso, não. É por conhecimento e profundo do que é a pesca embarcada. Mas só o saber não chega... tem que haver perseverança e isso o Ernesto tem para dar e...  transmitir aos amigos.

- Neste dia ganhei muitos conhecimentos sobre pesca, mas principalmente, conheci um ser humano incrível e espero que um amigo.

- Capturas? Bem ..algumas... mas nada que mereça ser aqui apresentado em fotografia, porque os exemplares não têm a dimensão do Professor.


Obrigado Ernesto