segunda-feira, 12 de setembro de 2011

* * * Trabalho até ao Insucesso * * *

Olá Pessoal

- Aqui estou para mais um relato de jornada de pesca com a equipa habitual no sítio do costume. A equipa: Ernesto Lima, João Maria, Nuno Mira e Eu, o Local: Sines.

- Para quem vai lendo estes relatos (mesmo sem os comentar), já percebeu que o objectivo das nossas acções de pesca é o Pargo, embora sejamos prendados de vez em quando com; Douradas, Sargos, Sargos Veados, etc.

- Este tipo de pesca, dá-nos um enorme prazer, porque é feita sempre sobre "tensão", estamos sempre há espera do Pargo grande, que dá uma luta extra ordinária. Para se atingir este objectivo, a quantidade de isco (sardinha) utilizada, ronda os 14Kg por jornada (4 Pescadores) + as cavalas que eventualmente vão entrando e que também são transformadas em isco.

- Como em todos os outros tipos de pesca, existem dias que a geleira fica cheia e outros nem por isso. Embora o entusiasmo dos "Atletas" não esmoreça perante as dificuldades que vão surgindo.

- Foi o que aconteceu nesta jornada de 10 de Setembro. Trabalhámos com entusiasmo, com afinco, com crer, mas os resultados... foram escassos.

- Para um pesqueiro a 50 metros , com uma marcação fantástica na sonda, os nossos amigos não subiram ao poço do barco.

- Iscadas com 2 postas de Sardinha, com 3 postas de Sardinha, com 1 posta, com meia Sardinha, com filetes de cavala, com camarão... o resultado foi sempre o mesmo...roubo das iscas nas 4 canas... capturas do que se pretendia... poucas. Salvou-nos o Ernesto com 4 ou 5 Peixes (1 Pargo, 1 Bica, 3 Douradas), o Nuno Mira com 1 Dourada e 1 Moreia e Eu com 1 Dourada. O João Maria, que é celebre pelos Sargos Veado, ficou em branco.

- Passo então a mostrar algumas das fotos tiradas (foi pena o Ernesto não ter querido tirar uma com o Pargo- mas o rapaz agora só quer tirar fotos com peixes de 4 Kg para cima.( Está mal habituado!!! ou bem não sei.)
A Dourada do Ernesto

A Dourada do Nuno Mira

A Moreia.... brrr....Bicho Feio

A Dourada do TóZé

Por hoje é tudo, com muita pena minha, pode ser que para a próxima seja melhor
Até lá.
Boas Pescas
Tózé



2 comentários:

Anónimo disse...

Viva TóZé!

É verdade!

Por muito que se tente, há dias assim... os sinais estavam lá todos, a equipa funcionou em pleno, mas, por razões que ainda desconheço e eventualmente continuarei a desconhecer, os Pargos grandes não entraram.

Não quis tirar foto do Pargo que apanhei, porque não era propriamente um daqueles de sucesso, embora ficasse bem enquadrado neste teu post onde o insucesso da pescaria é, e muito bem, o assunto central.

Para a próxima talvez o sucesso seja o mote!? Vamos ver!?

Abraço

Ernesto

António Vinha disse...

Olá Ernesto

- Post com sucesso ou com insucesso, tive (e penso que todos)uma jornada de pesca mágnifica. É bom que quem lê o teu blog e eventualmente o meu (por simpatia, porque tu vens ver) saiba que aqueles peixes grandes que frequentemente se apresentam, são fruto de muito trabalho e persistência. Na pesca (na minha modesta opinião) existe um trinómio - Mar - Peixe - Pescador.
Desta vez a parte - Peixe - não quis colaborar.

- Fica no entanto o registo de mais um magnifico dia de pesca em ambiente GM.(lol)

Obrigado amigo
Toze